Liderança Feminina


 

O mundo e o ambiente de negócios estão cada vez mais incertos, volátis e complexos. O aumento da competitividade no mercado fazem as organizações buscarem a melhor forma de aplicar as competências e habilidades do trabalhador e o trabalho em equipe pode ser um grande diferencial para as organizações.
Mas como uma equipe pode contribuir para o sucesso da organização? Uma verdadeira equipe compartilha um objetivo em comum que só pode ser atingido com o esforço de todos.Cada um compreende o papel do outro. A colaboração, empatia, transparência, respeito e diálogos positivos ajudam a atingir metas coletivas e os objetivos comuns. E como conseguir isso?
As pessoas agem e sentem como pessoas e seus históricos, aprendizados e valores pessoais são os orientadores do seu comportamento, fazendo com que cada indivíduo possua uma percepção diferente das situações.
Para trabalhar bem em equipe é preciso estar próximo dos liderados, ter um olhar mais solidário e empático, entendendo as necessidades e desafios de cada colaborador.
Estudos recentes demonstram que mulheres têm mais sabedoria emocional. o que lhe permite acolher e se aproximar de forma mais humana com o próximo, valorizando o profissional como pessoa acima de tudo.
Em geral, as mulheres são sociáveis, próximas, consideram o lado “humano” dos profissionais e geram altos níveis de empatia fortalecendo as relações interpessoais. Graças à sua sensibilidade, ela tende a ser mais flexível, inclusiva e acolhedora, o que facilita uma gestão de conflitos mais inteligentes e proporciona o crescimento e amadurecimento do profissional.
Assim, as pessoas se sentem incluídas e querem participar, ajudar e colaborar uns com os outros.
Isto faz com que o trabalho em equipe caminhe mais naturalmente. E veja isso:
O que já foi considerado uma fraqueza, hoje, é visto como destaque, um ponto forte.
A sensibilidade feminina faz a diferença.